Search

O que causa perda auditiva?

Autocuidado também passa por seu ouvido

É comum encontrarmos idosos com comprometimento da audição. Por isso, temos por certo que este fator é um dos sintomas da velhice. O que não deixa de estar correto. Entretanto, existem outras causas bastante comuns da perda auditiva.


Assim, como acomete a visão, o tempo também é responsável por afetar a nossa audição. Contudo, ele age de forma menos linear nos ouvidos. Com a idade começamos a ter dificuldade de enxergar letras menores e que estão a uma certa distância de nossas vistas. E se olharmos textos com letras maiores, seremos capazes de superar a questão.


Com a audição o processo é um pouquinho diferente. Alguns tipos de sons somem primeiro. A pessoa muitas vezes consegue ouvir que está sendo falado alguma coisa, porém não entendem, porque certos fonemas ficam inaudíveis.


Alguns sons até habituamos a ficar sem, e nem percebemos que sumiram. Por outro lado, tantos outros fazem muita falta na nossa vida cotidiana. Além disso, é bastante usual que parentes que tenham convívio diário sejam os primeiros a relatar que o acometido pela perda auditiva esteja com problemas. Assim, no momento que houver algum alerta, procure auxílio médico.


Vamos conhecer outras causas muito comuns de perda auditiva:


Idade: como conversamos anteriormente, a velhice é um dos fatores mais comuns de perda auditiva. Com o passar do tempo, as células de nosso corpo vão diminuindo ou perdendo sua função, o que traz consequências no dia a dia de um idoso. O mais usual é o uso de um aparelho auditivo para manter a rotina normal e independência do paciente. Entretanto, o estilo de vida que a pessoa levou até chegar nesse ponto de acometimento, faz toda a diferença: o trabalho que ela teve durante a vida, se foi sedentária ou não, o tempo de exposição a barulhos excessivos, tudo isso conta para o estado que as células auditivas chegarão a certa idade.


Exposição a ruídos muito altos: neste ponto encontram - se dois tipos de pacientes:

  • Aqueles que se expuseram por rotinas de trabalho, como os que têm funções em fábricas, obras, casas noturnas com muita música e até professores de uma quantidade grande de crianças, especialmente as menores. E nesses casos, vale lembrar que o fornecimento de EPI`s é obrigação das empresas.


  • Aqueles que fizeram uso indevido de equipamentos de som. É muito comum ver pessoas com fones de ouvidos conectados o tempo todo, alguns inclusive utilizam o som alto para se isolar em seu mundo. Porém, o abuso de volumes altos e ainda proporcionados por fones é uma das maiores causas de perdas auditivas em jovens. Por isso, é primordial que ao se utilizar um fone de ouvido mantenha o som a um limite de decibéis saudáveis.


Infecções: por vírus ou bactérias que acometem o ouvido e danificam as células. O dano à audição pode ser revertido, caso seja tratado a tempo. Para evitar danos à audição pelas infecções é de extrema importância realizar tratamentos corretamente e até o final. E também manter sempre uma higiene adequada de fones e aparelhos auditivos. Alguns vírus causam danos permanentes em fetos quando contaminam gestantes. Mais uma razão para o pré natal ser feito corretamente.


Perfuração de tímpano: pode ser decorrência de infecções, como no caso acima. Mas também por tentativa de limpeza do ouvido por métodos inapropriados e perigosos. Por isso, não introduza nenhum objeto fundo no ouvido. Incluindo as hastes flexíveis, que devem ser usadas somente para a limpeza externa da orelha.



Algumas doenças também podem prejudicar a audição, como por exemplo a diabetes e a pressão alta. Desta forma, se faz mais uma vez imprescindível, manter um controle adequado dessas doenças, e sem danificar outras áreas do seu corpo, como por exemplo o ouvido e o sistema circulatório.


Nosso organismo funciona de maneira integrada. Para uma vida saudável e longínqua, é fundamental que cuidemos do corpo como um todo. Assim, assumir hábitos saudáveis como alimentação regrada, exercícios físicos regulares e sem excessos, controle do estresse, higiene apropriada, tudo isso também é cuidar da sua audição.


Se cuide. Faça visitas regulares aos seus médicos. Não esqueça o otorrino. Seu bem estar também passa por seu ouvido.


Agende a sua avaliação conosco por telefone ou whatsapp pelo número 11 4702.6262

2 views0 comments
whatsapp-botão.png