Search

Aparelho auditivo X amplificador de som. Vale a pena essa economia?

Updated: Jul 29

Conhece o caso clássico do barato que sai caro? É exatamente assim que acontece com os amplificadores de som x aparelhos auditivos. Neste artigo vamos te mostrar as vantagens de realmente investir em um aparelho que irá cuidar de você.


O que é um amplificador de som?

O amplificador é um artefato eletrônico destinado a amplificar o som em geral, sem nenhuma adaptação específica para pessoas com deficiência auditiva. Não possuem nenhuma regulamentação e nem verificação especial do INMETRO, além disso não são calibrados especificamente para cada paciente.


O que é um aparelho auditivo?

Um dispositivo projetado para auxiliar pessoas com deficiência auditiva. Um equipamento eletrônico que converte ondas sonoras em sinais elétricos. Ele é um artefato que pode ser calibrado e ajustado. Além de ser fisiologicamente desenhado para acomodar-se ao paciente.


Além disso, os aparelhos auditivos mais modernos possuem uma gama de tecnologia acoplada para melhorar a qualidade de vida do usuário. E pode não apenas aumentar o som escutado mas também melhorar sua qualidade e diminuir interferências externas. Alguns aparelhos chegam ao mercado com a possibilidade de aprender a ouvir como seu cérebro e assim interpretam ainda melhor o som ouvido. Somado a tudo isso, a vantagem de poderem ser associados a outros dispositivos eletrônicos, como smartphones.


Com tudo exposto já podemos observar diferenças que garantem a vantagem de investir em um aparelho auditivo de qualidade. Porém há ainda outros fatores, como o acompanhamento fonoaudiólogo que é realizado sempre que uma pessoa faz uso de um aparelho auditivo recomendado por seu médico.


Imagine que você está em uma sala cheia de gente. Uma pessoa do outro lado da sala fala com você usando máscaras faciais, dessas que utilizamos no período de pandemia. Ela fala e você não entende. Caso ela grite lá do outro lado da sala o barulho que ela emite ficará mais alto, não é verdade? Entretanto não ficará mais claro. Agora, se ela tirar a máscara e falar de maneira mais articulada a situação muda, não é verdade?


Então, desta forma podemos ver com um exemplo bastante simplório que aumentar o volume não necessariamente faz com que escutemos melhor. É claro que as nuances envolvidas em um aparelho de qualidade são muito maiores. O exemplo foi criado apenas para clarificar o entendimento.


E ainda, nossa audição faz parte de nossa saúde e qualidade de vida e por esta razão temos que cuidar dela com os mesmos cuidados que cuidamos de nosso sistema cardíaco e vascular. Não é recomendável utilizar amplificadores sem consultar um médico. O risco de piorar sua situação é enorme.


Então quais etapas devemos percorrer antes de iniciar o uso de um aparelho auditivo?


O primeiro passo quando você percebe que está com alguma dificuldade auditiva é procurar seu médico. Ele é o responsável pelo acompanhamento inicial e fará o encaminhamento para os exames adequados.


Com suas necessidades avaliadas, uma equipe será responsável por cuidar de você e indicará o aparelho auditivo recomendado ao seu caso. Para leigos a surdez pode parecer um problema de fonte única, porém a audição pode ser afetada de maneiras distintas e o aparelho recomendado pode variar caso a caso.


Investir em um bom aparelho auditivo evita agravamento do seu caso de perda e ainda favorece a uma melhor qualidade de vida. Realmente seus preços podem ser um pouco maiores que os dos amplificadores de som, entretanto o retorno que irão trazer a sua vida são igualmente maiores e muito mais vantajosos. Invista em você! Zele por sua saúde física e mental. Compre um aparelho auditivo de qualidade.

3 views0 comments
whatsapp-botão.png