Zumbido

Zumbido_no_Ouvido.png

Zumbido

Se você sofre com esse incômodo agende a sua avaliação com um de nossos especialistas.

Saiba mais sobre esse incômodo

O zumbido no ouvido pode acontecer em vários momentos, enquanto está trabalhando, sozinho em casa, enquanto está no telefone, em lugares com ruído ou no silêncio. Você ouve um zumbido que ninguém mais está ouvindo e não sabe de onde vem. Essa condição de saúde é bem comum e afeta de 10 a 15% da população mundial.

O que é o zumbido?

É um som em seus ouvidos que costuma ser descrito como apito, zunido, um chiado que apenas você ouve. A intensidade varia de pessoa para pessoa e pode ser vivenciado de maneiras diferentes. Pode ser profundo, baixo, agudo ou variar no tom a cada momento que se ouve e pode causar a perda de concentração e atrapalhar o dia a dia de quem é afetado por ele. 

O que causa o zumbido?

As pessoas mais velhas e as que foram expostas a ruídos constantes, estão mais suscetíveis, mas pode ocorrer em pessoas de todas as idades.

 

Suas possíveis causas são:

  • Envelhecimento

  • Problemas neurológicos

  • Degeneração dos ossos no ouvido médio

  • Efeitos colaterais de determinadas medicações

  • Exposição a ruídos, como uso excessivo de fones de ouvidos com volume alto e outros sons

O zumbido e sua relação com a perda de audição

 

Se você tem zumbido no ouvido, é provável que também tenha algum grau de perda auditiva. Cerca de 85% das pessoas que sofrem com esse incômodo possuem perda de audição.

O som conhecido como zumbido é a tentativa do nosso corpo em tentar recuperar a comunicação entre o cérebro e a orelha. O zumbido em si não causa a perda auditiva, mas ele atrapalha muito o dia dia na concentração em outros sons.

O aparelho auditivo pode ser uma forma eficaz no tratamento do zumbido em alguns casos.

TRATAMENTO PARA ZUMBIDO

 

Não há cura para a maioria dos casos de zumbido, mas existem maneiras para administrar o problema e aliviar o incômodo. A terapia de som é uma delas, que utiliza a introdução de sons para ensinar o cérebro a classificar o zumbido como um ruído de fundo.

Se você sofre com esse problema, entre em contato conosco e agende a sua avaliação, nossos fonoaudiólogos especializados irão avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.