Zumbido
Zumbido
Som irritante que só você pode ouvir
O zumbido é surpreendentemente comum - cerca de 10% das pessoas experimentam o tempo todo.
Embora não possa ser curado, você pode assumir o controle para minimizar significativamente o impacto.
O que é o zumbido?
Pode ser um toque, zumbido, sibilo ou ruído, e pode ser temporário ou permanente. Esse ruído em seus ouvidos ou dentro de sua cabeça é exclusivo para você.
Estima-se que 80% das pessoas que sofrem de zumbido também experimentam algum grau de perda auditiva, embora possam ignorá-la. No entanto, mesmo que o zumbido freqüentemente acompanhe a perda auditiva, não é uma doença. O zumbido é um sintoma que pode ser causado por muitas coisas, e até mesmo começar sem motivo aparente. Mas pode ter um grande impacto, trazendo estresse, ansiedade, raiva e perda de sono. O primeiro passo para assumir o controle de seu zumbido é consultar um profissional, para que juntos, possam encontrar o plano de tratamento que irá funcionar para você.
As muitas causas do zumbido
O zumbido pode se originar em qualquer lugar entre a orelha interna e o cérebro e pode ser constante ou intermitente, temporário ou crônico.
Ainda é incerto exatamente como o zumbido começa, mas pode resultar de uma variedade de causas, assim como a perda auditiva ocorre. No entanto, também pode ocorrer sem motivo aparente.
-
Exposição a sons altos
-
Processo de envelhecimento natural
-
Ruídos de impacto súbito
-
Lesões na cabeça e no pescoço
-
Reação à medicação
-
Aflição emocional ou estresse
Zumbido e o cérebro
Quando ouvimos, as ondas sonoras viajam através do canal auditivo para a orelha média e depois para o cérebro. As células cepilares no ouvido interno transformam as ondas sonoras em sinais elétricos, que depois viajam para o cérebro. O cérebro traduz esses sinais em informações significativas - o som que ouvimos.
Então, o que cria a percepção de som onde não existe?
Embora as causas pareçam variar, os especialistas suspeitam que, em muitos casos, o zumbido resulta em danos nas células ciliadas no ouvido interno. Os especialistas acreditam que o cérebro às vezes interpreta mal os sinais reduzidos da orelha, resultando em uma percepção de som - zumbido - que não está realmente lá. Você sempre deve consultar um médico ou um profissional auditivo se tiver algum sintoma de zumbido.
Posso tratar meu zumbido?
Existem muitas maneiras de controlar o seu zumbido e reduzir o impacto em sua vida, embora seu zumbido possa não desaparecer completamente. Todo mundo tem uma experiência única de zumbido, então um profissional de audição pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas particulares usando uma combinação de educação, aconselhamento e terapia de som.
A terapia do som alivia os sintomas do zumbido
Ouvir sons pode ser uma ferramenta útil para gerenciar seu zumbido. Adicionar sons agradáveis aos sons que você ouve já pode reduzir o impacto do zumbido, ajudando você a mover sua atenção para os sons que deseja ouvir, em vez do som na sua cabeça. Compare a ouvir um único violino em uma sala. Sozinho, você só pode se concentrar no violino, mas se você adicionar uma orquestra sinfônica ao violino, torna-se menos distinto e parte do som geral.
Aparelho Auditivo para o tratamento de zumbido
Aparelhos auditivos que reproduzem sons de alívio
Alguns aparelhos auditivos podem ajudá-lo a assumir o controle de seu zumbido, ao tocar uma ampla gama de sons de relevo, como o ruído branco e os sons calmantes do oceano. Consulte um fonoaudiólogo especializado em audição e saiba mais.