Search

Existe aparelho auditivo para melhorar o zumbido?

A resposta é simples: sim, existe!

E neste artigo, iremos explicar melhor como esse aparelho funciona.


Mas antes disso, é importante que você entenda um pouquinho sobre o que é o zumbido e como ele afeta a vida do paciente.


Zumbido

Assim como a perda auditiva, o zumbido é mais comumente encontrado dentre a população de idosos, entretanto, pode aparecer a qualquer tempo. Se manifesta através de um som cujo ruído pode ser agudo como apitos ou profundo, ou ainda um som que muda sua tonalidade.


Para o diagnóstico e tratamento, em vários casos, é recomendado a união de médicos e fonoaudiólogos.


Dentre as causas para o zumbido vemos várias fontes: exposição prolongada a som alto, ouvido entupido por fluidos, falta de vitaminas, envelhecimento, doenças respiratórias, transtorno psicológicos, entre outros..


O zumbido pode trazer muito estresse para o paciente e ser mentalmente fatigante. Por esta razão, é recomendável encontrar meios eficazes de corrigir a situação.


Além disso, é comum que o zumbido venha acompanhado de uma perda auditiva. Sendo assim, fique atento e busque ajuda aos primeiros sinais.



Aparelho Auditivo para Melhorar o Zumbido

O primeiro e mais importante passo é identificar corretamente a causa do zumbido. Se for uma falha alimentar, por exemplo, o quadro pode até ser revertido totalmente.


Entretanto, para alguns pacientes não é possível fazer o zumbido desaparecer. Assim, para aliviar o estresse, desconforto e para manutenção da qualidade de vida, alguns tratamentos são indicados.


Para amenizar esse quadro são utilizadas maneiras de contornar o problema. Com isso, formas de tentar tornar o som não perceptível, apesar dele estar lá, é o que buscam os médicos e outros profissionais envolvidos no tratamento.


O aparelho auditivo é utilizado para tornar os outros sons mais claros e audíveis de maneira mais relevante, estimulando o cérebro a não perceber o zumbido. O ideal são aparelhos mais modernos que consigam atuar no cérebro de maneira a treiná-lo a não ouvir o zumbido. Alguns apresentam a possibilidade de terapias associadas, como ruídos brancos que mascaram o zumbido.


Sempre que pensamos em aparelhos auditivos, pensamos em qualidade de vida e independência do paciente, assim, a escolha do aparelho ideal para cada um é realizada de forma personalizada e atenta. São considerados o conforto que o paciente terá com o aparelho, o custo benefício, o estilo de vida de cada pessoa, além da especificidade do auxílio que cada um precisará obter com o aparelho.


Alguns outros métodos podem estar envolvidos no tratamento de um paciente com zumbido, como terapia de som mascaradores do zumbido.


Lembre-se que check ups frequentes são recomendados. Verifique a qualidade de sua audição periodicamente.


Agende a sua avaliação conosco por telefone ou whatsapp pelo número 11 4702.6262

2 views0 comments
whatsapp-botão.png