Com a perda auditiva, não há informações de som suficientes chegando ao cérebro pelos ouvidos, ou a qualidade dessas informações é muito baixa.
O QUE ACONTECE SE O SEU CÉREBRO NÃO OBTIVER SOM SUFICIENTE DEVIDO A PERDA AUDITIVA?
A perda auditiva torna muito mais difícil para o cérebro se orientar ao redor - que torna mais difícil se concentrar no que é importante.
Afeta todas as diferentes partes do cérebro que dão sentido ao ambiente. Todos eles têm que trabalhar mais.
Isso deixa menos recursos mentais para outras coisas, como a memória.
CONSEQUÊNCIAS DE NÃO TRATAR A PERDA AUDITIVA?
Como a audição é um processo mental, a perda auditiva não tratada ou mal tratada pode levar a consequências negativas para o seu cérebro.
Para que seu cérebro funcione da maneira desejada, ele precisa de uma perspectiva sonora completa.
Se o acesso do cérebro ao som for limitado - como por tratamento inadequado da perda auditiva - isso pode levar a sérios problemas na vida:
Isolamento social e depressão: Pessoas com perda auditiva não tratada podem chegar a um estágio em que evitam encontros sociais porque são incapazes de lidar com ambientes sonoros complexos. Isso aumenta o risco de solidão, isolamento social e depressão.
Baixo equilíbrio e lesões relacionadas a quedas: A perda auditiva não tratada pode afetar o equilíbrio das pessoas, o que aumenta o risco de lesões relacionadas a quedas em três vezes.
Declínio cognitivo: O aumento da carga mental, a falta de estimulação e a reorganização da funcionalidade do cérebro estão relacionados ao declínio cognitivo acelerado, que afeta sua capacidade de lembrar, aprender, concentrar e tomar decisões.
Demência e doença de Alzheimer: O risco de demência é aumentado em cinco vezes para perda auditiva de severa a profunda, três vezes para perda auditiva moderada e duas vezes para perda auditiva leve.
TRATAMENTO
Primeiro é necessário realizar um exame audiológico (audiometria completa) para detectar o grau da perda auditiva.
Um tratamento eficaz de perda auditiva significativa é a chave para manter um cérebro saudável por toda a vida.
Procure um fonoaudiólogo especialista em Audiologia, ele fará o exame necessário para indicar e adaptar o melhor aparelho auditivo para o seu caso, fazendo o acompanhamento personalizado, o qual ajudará a devolver qualidade sonora e de vida.
Comments