Você já ouviu falar na área médica de otorrinolaringologia? É uma especialidade dentro da medicina que estuda doenças do ouvido, nariz e garganta. É comum, um paciente procurar um otorrino quando tem sintomas relacionados com doenças como sinusite, faringite, otite, e outras. No entanto, existem outras áreas de estudo que são mais específicas dentro da otorrinolaringologia e uma delas é a otoneurologia.
O que é otoneurologia?
O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”. Labirintite é o nome popular que se dá a todos os transtornos do labirinto, uma estrutura interna do ouvido composta pela cóclea (imprescindível para a nossa audição), pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares (que têm papel na manutenção do nosso equilíbrio).
Quando há um distúrbio nessas estruturas internas, podemos sentir sintomas como tonturas, vertigens, náuseas, desequilíbrio, e até mesmo queixas auditivas como zumbido, sensação de ouvido tampado e dificuldades para ouvir. Apesar de o termo labirintite dar a ideia que existe um processo inflamatório (o sufixo “ite” sugere inflamação), nem sempre o que compromete o labirinto envolve processos inflamatórios.
Comments