top of page
Buscar

Sabia que o cérebro cria Memória Auditiva?

A longo da vida, nós aprendemos a ouvir os sons e o nosso cérebro cria a nossa memória auditiva.





Memória Auditiva

Como já mencionamos em outro post, quem ouve é o nosso cérebro que projeta a sensação do som no ouvido, por meio do nervo auditivo. É o cérebro que ouve!


Ao longo da nossa vida, nós aprendemos a ouvir todos os sons ao nosso redor e construímos a nossa relação com todos eles. Nosso cérebro guarda todas essas informações e cria a nossa memória auditiva. Sabe quando ouvimos aquele pedacinho de uma música e lembramos de momentos específicos e às vezes até nos transportarmos mentalmente para aquele momento? É a nossa memória auditiva.


Quando um adulto ouvinte, desenvolve a perda auditiva com o avanço da idade, é muito importante o uso de aparelho auditivo para preservar sua memória auditiva. As chances de ganhos no entendimento da parte da fala são maiores, pois o cérebro se reorganiza e usa o que aprendeu no passado.


Já para quem é surdo de nascença, é muito importante que a adaptação do aparelho auditivo seja feita ainda quando criança, pois a plasticidade cerebral só existe nesta fase da vida, se a adaptação for feita tardiamente haverá uma dificuldade maior de criar a memória auditiva.


A audição deficitária faz com que o cérebro vá “esquecendo” o que aprendeu e ele passa a não dar mais sentido aos sons, o que afetará diretamente o seu entendimento e compreensão do sons do mundo ao seu redor.


Treine o seu cérebro a ouvir melhor!

Sendo você um bom ouvinte ou usuário de aparelho auditivo, estimule o seu cérebro a ouvir cada vez melhor. Ouça músicas diferentes, vá ao cinema, aprenda um novo idioma, converse no telefone. Você treina o seu cérebro a ouvir cada vez melhor e desenvolva a sua memória auditiva


Aproveite os sons que fazem parte dos bons momentos da vida! Ouvir é viver!


Se você acha que tem problemas com a sua audição, agende a sua avaliação. Trabalhamos com os melhores aparelhos do mercado e temos profissionais especializados prontos para te ajudar. Perda auditiva não precisa ser uma limitação.



Entre em contato e agende a sua consulta.

Telefone ou Whatsapp pelo número 11 4702.6262







9 visualizações0 comentário
bottom of page