top of page
Buscar

Vale a pena comprar um aparelho auditivo usado?

Nem tudo pode ser reutilizado com tanta facilidade. Alguns produtos podem sair mais caros quando comprados de segunda mão.




Nunca foi tão fácil comprar e vender itens, como acontece hoje em dia no mundo on-line, não é verdade? Com a pandemia de Covid-19, as empresas se aperfeiçoaram para atender uma modalidade de compra cada vez mais forte.


Este modelo de compras e vendas tem diversas vantagens, como menor custo para quem compra, um pequeno retorno do valor gasto anteriormente para quem vende e menos descarte de materiais no planeta: a natureza agradece!


Por outro lado, nem tudo pode ser reutilizado com tanta facilidade. Alguns produtos podem sair mais caros quando comprados de segunda mão e, dependendo do produto, ainda podem prejudicar a quem os utiliza.


Mas aparelhos auditivos usados estão na categoria do que podemos ou não comprar usados?


Primeiramente, vamos considerar vários pontos importantes que devem ser avaliados na compra de um aparelho auditivo.


O que é um aparelho auditivo:

Aparelhos auditivos são artigos de tecnologia. Um equipamento eletrônico que converte ondas sonoras em sinais elétricos. Estes sinais, por sua vez, são enviados a um amplificador que aumenta a sua potência, e às envia ao ouvido.


Assim como acontece com basicamente qualquer objeto tecnológico, existem aqueles com mais ou menos tecnologia aplicada, e desta forma podem enviar sinais de distintas formas ao usuário. Porém, nem todo usuário se adapta a todas as tecnologias, e este se torna mais um fator de personalização de um aparelho auditivo. Ou seja, ao comprar um aparelho mais moderno, o usuário não terá necessariamente um melhor resultado.


Além disso, para aproveitar todo potencial do aparelho auditivo é preciso ter em mente o tipo e configuração de perda auditiva e a causa da surdez. Inclusive, no momento de escolher uma opção é primordial levar em conta a anatomia do ouvido, dificuldades de compreensão da fala, entre outros fatores. São avaliados a estética, tipos de relações sociais, bem-estar e até estilo de vida.


Os aparelhos auditivos são adaptados sob medida e o paciente necessita de indicação de uso por um fonoaudiólogo. Para obter um melhor resultado é necessário uma boa adaptação do paciente ao aparelho.


Mas como posso comprar um aparelho auditivo usado?

Veja os pontos cruciais a serem avaliados:


Grau de Perda Auditiva

Cada modelo de aparelho auditivo, sendo mais ou menos tecnológico, deve atender ao grau da perda auditiva do usuário. Nem todos os modelos atenderão a um certo grau de perda auditiva.


Antes de qualquer compra de aparelhos auditivos, sejam usados ou não, um fonoaudiólogo deve ser consultado para identificar grau e causa da surdez. Este profissional, irá avaliar inclusive a anatomia do ouvido de cada paciente.


Nunca compre nenhum aparelho sem realizar sua consulta. Adquirir um aparelho qualquer na internet pode significar uma compra errada, que não resolverá sua necessidade e custará mais caro.


Personalização

O barato pode sair caro! Como exposto anteriormente, o aparelho deve atender não somente às suas necessidades médicas, mas também ao seu estilo de vida. Neste caso, comprar um aparelho mais moderno e cheio de funcionalidades, pode se mostrar não adequado a você. E as adequações que serão requeridas para deixá-lo ao seu modo de viver, poderão fazer o aparelho usado sair mais caro que um novo.


Cuidados

O aparelho deverá ser revisado para verificar se não há falhas no funcionamento. Caso haja algum defeito será preciso consertá-lo. A troca de peças desses aparelhos nem sempre é barata, por serem muito específicas e repletas de tecnologia, são itens caros e muitas vezes de difícil aquisição.


Sendo assim, esses reparos podem ser custosos e demorados, tirando a vantagem de um aparelho usado.


E ainda, existe a vantagem dos novos virem com garantia do fabricante, que não é o caso de um usado.


A higienização rotineira tem impacto direto na vida útil de um aparelho auditivo. Os cuidados devem levar em consideração não somente a limpeza, mas também a manutenção das partes tecnológicas. E na compra de um usado, não é possível avaliar como esses cuidados foram realizados, o que pode gerar consequências para o novo usuário.


Investimento

Todo investimento que se faz precisa contar as vantagens em contrapartida daquele preço. E considerando todos os pontos mencionados aqui, podemos observar que por mais que o gasto inicial seja um pouco maior, os prós de se comprar um aparelho novo se mostram maiores que os contras. E isso significa que o investimento inicial mais elevado acaba sendo mitigado futuramente.



O que nossa equipe pode oferecer para você, se esta for sua escolha:


Aqui no Centro Auditivo Estilo de Vida, você conta com um período de teste para a adaptação, para que você se acostume com o seu novo aparelho, assim você vai percebendo a melhora na audição gradualmente, sempre acompanhado por um de nossos fonoaudiólogos.


São mais de 15 anos de experiência aqui em Cotia, na Granja Viana, com aparelhos auditivos Oticon, marca reconhecida mundialmente em qualidade e tecnologia de aparelhos auditivos.


Agende a sua avaliação conosco por telefone ou whatsapp pelo número 11 4702.6262

230 visualizações0 comentário
bottom of page