top of page
Buscar

Zumbido no Ouvido de origem muscular

A causa do zumbido pode estar nos músculos do seu rosto e pescoço.




Sem nenhuma causa aparente você começa a ouvir um apito, chiado, sensação de entupimento e passando por uma avaliação com um otorrinolaringologista e por vários exames de audição, não é constatado nenhuma problema auditivo.


Isso ocorre quando o zumbido tem origem muscular, que normalmente envolvem a cabeça e o pescoço.


Como acontece o zumbido de origem muscular?

O corpo reage liberando substâncias para o cérebro, para aliviar a tensão muscular, que acabam estimulando as células auditivas, que por sua vez enviam sinais para o cérebro sem que exista uma fonte sonora.

Causas do zumbido de origem muscular

O zumbido é mais relacionado aos músculos da região do pescoço, coluna e face chamados de somáticos ou temporomandibular.


É comum ser derivada de sono ruim e má mastigação, que gera a falta de recuperação do músculo ou psíquica que está associada ao estresse e ansiedade que nos levam a contração dos músculos da face. Muitas vezes quem sofre com esse problema nem tem a percepção de que está contraindo esses músculos.

Como tratar

Pessoas que sofrem com esse tipo de zumbido costumam apertar muito os dentes ao mastigar ou outro movimento similar. O zumbido por contração muscular acontece devido a uma excitação imprópria mas patológica das vias auditivas, que pode ser tratado e amenizado com a ajuda da fisioterapia.


A fisioterapia vai trabalhar para que o músculo encontre a sua função correta, que pode diminuir e até eliminar o zumbido, melhorando a qualidade de vida. Por isso é necessária uma investigação para saber a real causa do problema.


Avaliação postural e testes de modulação são usados no diagnóstico e o tratamento consiste em alongar e soltar os músculos.


Caso o zumbido persista mesmo após tratamento fisoterapêutico e tenha se tornado crônico, existem aparelhos auditivos que mascaram esse tipo de zumbido.


Tem zumbido no ouvido? Agende uma consulta conosco.


Aproveite os sons que fazem parte dos bons momentos da vida! Ouvir é viver!


Se você acha que tem problemas com a sua audição, agende a sua avaliação. Trabalhamos com os melhores aparelhos auditivos do mercado e temos profissionais especializados prontos para te ajudar. Perda auditiva não precisa ser uma limitação.


Entre em contato e agende a sua consulta.

Telefone ou Whatsapp pelo número 11 4702.6262







43 visualizações0 comentário
bottom of page