top of page
Buscar

5 mitos sobre perda auditiva

Mitos, dúvidas e desinformação sobre perda auditiva, podem levar muitas pessoas a conviverem com a surdez e optarem por não buscar tratamento.



Como contamos em nosso último post, mais de 10 milhões de brasileiros têm perda auditiva no Brasil e a maioria não busca tratamento ou usa aparelho auditivo. Existem muitos mitos, dúvidas e desinformação sobre perda auditiva e talvez esses sejam os motivos, para tantas pessoas conviverem com o problema, optando por não buscar tratamento.

Primeiramente é fundamental destacar a importância da prevenção e acompanhar como anda a sua audição periodicamente.

A perda auditiva não tratada pode trazer sérias consequências para a sua qualidade de vida. Nos idosos, a redução da capacidade auditiva pode acelerar o declínio cognitivo. Em crianças afeta drasticamente todo o processo de aprendizagem.

Mitos sobre perda auditiva

Perda auditiva afeto apenas os idosos

É um mito achar que apenas os idosos sofrem com problemas de audição. É verdade que os idosos são mais propensos a desenvolver perda auditiva, já que o envelhecimento natural é uma das principais causas. No entanto, adultos, crianças e até bebês podem ter problemas de audição. E o uso do aparelho auditivo pode ser muito útil para todos os casos.


Posso ter perda auditiva em apenas um dos ouvidos

É um mito achar que a perda auditiva acontece sempre nos dois ouvidos simultaneamente. Nem sempre é assim, é comum a perda auditiva em apenas um dos ouvidos, que é conhecida como perda auditiva unilateral. Nesse caso é importante a utilização de aparelho auditivo. Nosso cérebro processa o som dos dois ouvidos, que trabalham em conjunto para deixar o som mais claro para o melhor entendimento.


Vou ouvir como antes se usar um aparelho auditivo

Hoje contamos com a tecnologia dos aparelhos auditivos, que devolvem ao paciente a capacidade de ouvir sons com clareza e qualidade sonora. No entanto nenhum dispositivo é capaz de replicar completamente a audição humana.


Perda auditiva tem cura

Ainda não há nenhum tratamento para restaurar completamente a capacidade auditiva. Mas existe tratamento, que na maioria dos casos é o uso de aparelho auditivo. O aparelho auditivo, amplifica as ondas sonoras e permite que a pessoa com perda auditiva possa ouvir os sons do ambiente.

Aparelhos auditivos são grandes e incômodos

Mais um mito. Sim eles já foram assim e esse é um dos motivos das pessoas não procurarem tratamento. No entanto a tecnologia dos aparelhos auditivos que temos hoje, além de sua função principal que é permitir que uma pessoa com perda auditiva possa ouvir os sons do ambiente, muitos modelos tem conectividade com dispositivos móveis, permite que você controle seu aparelho pelo celular e são tão discretos e confortáveis que muitos usuários até esquecem que estão usando.

Sua audição não pode esperar

Se você acha que tem perda auditiva ou problemas com a sua audição, não espere mais, procure um especialista e faça uma avaliação. A saúde auditiva está diretamente ligada à autoestima e qualidade de vida em qualquer idade.

Podemos te ajudar!

Mais de 20 anos de experiência no mercado de soluções auditivas, em Cotia na Granja Viana, estamos prontos para te ajudar no diagnóstico e no tratamento da perda auditiva. Trabalhamos com os melhores aparelhos auditivos do mercado e contamos com fonoaudiólogos especializados para te ajudar a escolher o melhor tratamento e melhor aparelho auditivo para o seu caso.


Ouvir é viver!

Agende a sua avaliação, teste grátis seu aparelho auditivo, no conforto da sua casa.





bottom of page