top of page
Buscar

Todo mundo precisa fazer exame de audição anualmente?

A maioria dos brasileiros ainda não colocou não tem o hábito de verificar a audição em sua rotina de autocuidado. Sabe por que isso é importante?


Você já foi ao cardiologista ou a seu clínico para fazer aquele check up esse ano? Se não foi, ainda irá, não é verdade? Mas e ao otorrino para fazer um exame de audição, você já foi ou pensa em ir? Há quanto tempo não verifica sua percepção dos sons?


Ouvir é muito mais que escutar barulhos. Faz parte de nossa convivência social, qualidade de vida e até da nossa segurança, afinal andar na rua sem ouvir o som de um automóvel que se aproxima, de uma buzina ou de um veículo de emergência que vem em alta velocidade, pode ser perigoso para quem não está ciente que está com perda auditiva.


Nos adultos, a partir dos 40 anos iniciamos uma perda de células auditivas. Para algumas pessoas o processo é mais longo e demorado, em outras a perda é mais rápida. É muito comum uma pessoa começar a ter pequenas perdas auditivas e não perceber. Assim, sem o exame, só se dará conta que escuta menos quando o dano já for muito grande.


E quanto maior o tempo que você passar sem ouvir adequadamente, mais difícil será para seu cérebro se adaptar a escutar novamente, desta forma é sim importante não deixar passar anos sem um check up.


E como proceder para fazer o acompanhamento da sua audição:


O primeiro passo é marcar uma consulta com o otorrinolaringologista. Ele será o responsável por acompanhar seu caso e pedir os exames necessários.


Com o resultado nas mãos o médico poderá encaminhar para um fonoaudiólogo, caso haja algum dano a sua audição. Este fará verificações adequadas para determinar o tipo de dano e possíveis causas.


Como já mencionamos anteriormente, existem várias causas de perdas auditivas. O tratamento a ser seguido, irá depender caso a caso. Veja nosso post: Tipos de perda auditiva: você sabia que a perda auditiva é classificada por tipo, grau e configuração.


O acompanhamento e possíveis tratamentos de perdas auditivas são conduzidos por uma junta de profissionais que irão conduzir cada caso segundo suas necessidades específicas.


Caso seja necessário o uso de aparelhos auditivos, não se alarme, há aparelhos modernos, discretos e extremamente eficientes que permitirão a manutenção de sua qualidade de vida e segurança.


Não deixe de agendar sua consulta com um médico de confiança.

3 visualizações0 comentário
bottom of page